Patrocínio

Catalogação do Acervo (I ETAPA)

O projeto finalizou a fase de catalogação dos filmes do Acervo do NUDOC.

Fichas de catalogação com os respectivos filmes em bitola Super 8.

Entre junho e agosto de 2012 foram assistidos 142 filmes na bitola Super-8. Grande parte deles produzidos pelo Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB, o NUDOC.

Destes foram selecionados 83 títulos para a etapa seguinte do trabalho, a telecinagem. Também foram apreciados 12 filmes na bitola 16mm, sendo todos encaminhados para a telecinagem.

Chamou a atenção a boa qualidade do som da maioria dos filmes, e a descoberta de imagens preciosas da Paraíba do final da década de 1970 e início dos anos 80. Manifestações tradicionais, trabalho, religião, registros urbanos e do meio ambiente, sexualidade, questões agrárias e indígenas são alguns dos temas presentes na filmografia estudada.

Fernando Trevas assistindo filme de Pedro Santos em Super 8.

A maioria absoluta é de documentários, mas há alguns filmes de ficção.

Entre os títulos vale destacar “Celso Pós-Milagre” (Vânia Perazzo, 1982), mostrando a vida parisiense do renomado economista paraibano Celso Furtado (1920-2004) e  “Padre Zé Estende a Mão” (Jurandy Moura, 1971), sobre Zé Coutinho, sacerdote responsável por instituição de apoio a pessoas carentes da cidade de João Pessoa, figura muita respeitada na cidade.